Com exceção de Clubes Corporativos, que seguem as regras da organização sede para a contabilidade e para as compras, todos os outros tipos de clubes que administram fundos (independente se eles provêm de taxas ou de outras fontes) devem ter um tesoureiro responsável pela contabilidade básica.

O tesoureiro deve dominar perfeitamente as Regras de Finanças do Clube, e tem as seguintes tarefas:

Guardião dos fundos do clube

Como tesoureiro, você será o guardião dos fundos do clube. Nenhum tipo de gasto pode ocorrer sem a aprovação combinada do Presidente e do Tesoureiro. Efetivamente, você tem poder de veto sobre os gastos que julgar como contrários àquilo que os membros aprovaram em termos de orçamento geral ou de regras para as finanças do clube.
 

Se o Tesoureiro e o Presidente discordarem sobre o fato de algum gasto particular estar de acordo com o orçamento aprovado, eles podem submeter esta despesa específica à aprovação dos membros.

Por outro lado, se a discordância for sobre a coerência do uso dos fundos com as regras gerais para as finanças do clube, eles devem discutir a questão com o Embaixador Ágora do país ou com funcionários da sede da Fundação.

 

Contabilidade e Relatórios Financeiros

A segunda responsabilidade do tesoureiro é ter um controle contábil adequado de todos os movimentos de fundos. Você terá que lidar de maneira adequada com dois elementos:

  • A legislação local.
     
  • As exigências da Fundação para relatórios contábeis.
    Geralmente, esta segunda parte será a mais simples, já que as exigências para os relatórios são relativamente simples e não requerem ferramentas especiais. Além disso, você poderá utilizar nossas ferramentas online para criar os relatórios.

    Idealmente, o controle contábil deve ser feito sempre quando um pagamento for realizado ou recebido, de forma que todos os membros interessados possam consultar a situação financeira do clube. No entanto, se isso não for possível por alguma razão, você deve garantir  que os registros online das informações agregadas e das informações discriminadas para cada item sejam realizados em até seis meses.

 

Outras Responsabilidades

Finalmente, como tesoureiro, você tem por responsabilidades:

  • Responder questões de membros e convidados a respeito das finanças. É claro que os membros devem receber informações muito mais detalhadas do que os convidados.
  • Recolher as taxas do clube e outras fontes de fundos, colocando-os em uma conta única.
     
  • Reembolsar gastos autorizados realizados pelos diretores.
     
  • Interagir com os tesoureiros de outros clubes para garantir a conformidade com as Regras para Finanças quando eventos compartilhados precisarem de financiamento, como as convenções ou competições.
     
  • Controlar e executar os pagamentos autorizados pelo Presidente para a aquisição de bens e serviços.