Na Ágora, há muita flexibilidade quando se trata da configuração da agenda de cada reunião. Nós temos tantas atividades que seria impossível realizar todas em apenas uma encontro. Isso é um dos fatores que torna as reuniões da Ágora tão excepcionais - não existe a repetição de um mesmo padrão tedioso aplicado repetidamente. Elas são muito variadas, divertidas, e ainda assim mantêm o foco educacional.

 

Características Obrigatórias das Reuniões


Os clubes têm liberdade - muito incentivada por nós - para criar novas funções, mudar a ordem das seções, introduzir seções completamente novas e tentar ideias inovadoras, desde que elas se alinhem com os objetivos, missão e ideais da Fundação e tenham natureza educacional.

No entanto, existe um conjunto mínimo de elementos obrigatórios que devem estar presentes em todas as reuniões regulares do clube para que elas cumpram sua principal função: a educação dos membros em um conjunto particular de habilidades e o seguimento do Programa Educacional da Agora Speakers International. Essas exigências ajudam a garantir uma homogeneidade mínima entre os clubes de todo o mundo.

Os diferentes tipos de clubes devem cumprir exigências diferentes no que tange ao rigor de sua aderência ao Modelo Educacional Agora. Por favor, consulte o artigo específico para o tipo de clube que você administra.

Você pode usar a página Atividades das Reuniões como modelo para configurar a agenda de cada reunião.

Mais especificamente, os elementos mínimos exigidos em uma reunião regular são os seguintes:

  • Um único Líder de Reunião deve atuar durante toda sua duração.
  • Todas as seções e participantes das reuniões devem ser cronometrados pelo Cronometrista e o uso da linguagem deve ser avaliado pelo Revisor Gramatical.
  • A menos que o clube tenha sido fundado no último mês, é preciso que ao menos um discurso seja parte de um projeto (i.e., um discurso realizado de acordo com um dos projetos do Programa Educacional).
  • Todos os discursos devem ser avaliados.
    • Se houver discursos de projetos, eles devem ser avaliados por ao menos um avaliador e de acordo com a planilha de avaliação do projeto em questão.
    • Se houver discursos que não são parte de um projeto, eles devem ser avaliados de acordo com os objetivos específicos que o orador determinou para si mesmo, que precisam ser anunciados com antecedência. O clube pode optar por ter mais do que um avaliador para cada discurso, gerando o que é chamado de "painel de avaliações".
       
  • Ao menos um avaliador deve explicar os objetivos do discurso antes que ele seja proferido, de forma que a audiência saiba o que esperar e que tipo de feedback deve ser elaborado. Isso não é necessário se os objetivos forem os mesmos do discurso anterior e se eles já tiverem sido explicados (o que ocorre, por exemplo, se dois ou mais oradores em uma reunião realizarem discursos para o mesmo projeto)
     
  • A avaliação de todos os projetos deve ser realizada oralmente e de forma pública pelo avaliador, sempre durante a mesma reunião de sua apresentação, para que tanto o orador como a audiência possam se beneficiar do feedback fornecido. A avaliação deve ser realizada por meio do modelo de avaliação adequado para o projeto.
     
  • A audiência deve ter 1 ou dois minutos de pausa após o discurso para elaborar um feedback para o orador.
     
  • É obrigatório que um Avaliador da Reunião avalie a reunião de forma geral e as funções que não tenham recebido feedback de avaliadores específicos.
As exigências listadas acima valem para as reuniões regulares e periódicas. Para ocasiões especiais, como festas, sessões especiais, competições, debates etc., o formato é livre. No entanto, o número de reuniões especiais não pode ser superior ao número de reuniões regulares em qualquer mês.